PENTE-FINO DO INSS 2021 – O QUE EU FAÇO?

O Pente-Fino do INSS ocorre anualmente e serve para investigar benefícios previdenciários possivelmente concedidos com base em algum erro.

É comum que os segurados temam ser alvo do pente-fino, pois geralmente não sabem como agir caso recebam a comunicação do INSS sobre o cumprimento de exigências.

Se você faz parte desse grupo que possui receio e dúvidas sobre o Pente-Fino, leia atentamente este post, que preparei para te ajudar.

PARA QUE SERVE O PENTE-FINO?

Basicamente, o Pente-Fino serve para investigar os benefícios previdenciários e averiguar se houve eventual equívoco em sua concessão.

Isso é necessário pois os benefícios requeridos perante o INSS, são analisados por servidores que, assim como qualquer pessoa, estão suscetíveis a erros. No caso da Previdência Social, a falha pode ocorrer ainda mais facilmente, tendo em vista que vários benefícios são requeridos diariamente, sobrecarregando os servidores.

Assim, com o Pente-Fino, através do Programa Especial para Análise de Benefícios e através do Programa de Revisão dos Benefícios por incapacidade, vários aspectos são analisados para detectar benefícios concedidos equivocadamente, como por exemplo: a ausência da documentação, a ausência de requisitos para cada aposentadoria e documentações falsificadas.

QUEM PODE CAIR NO PENTE-FINO?

O segurado que recebe Auxílio Doença ou aposentadoria por Invalidez, é submetido ao Pente-Fino todos os anos.

Mas, também pode ser chamado o segurado cujo benefício apresente indícios de irregularidades. Então, se você se enquadra em alguma das situações abaixo, é bem provável que o INSS te comunique sobre o Pente-Fino:

  • Se você teve seu Benefício por Incapacidade concedido antes de completar a carência necessária;
  • Se mesmo incapacitado e sem trabalhar, você recebe remuneraçã;
  • Recebeu o BPC por ter deficiência, e não comprovou que provém seu próprio sustento.

Se você se encaixa em alguma das situações que ensejam o Pente-Fino, se atente ao próximo tópico, para entender direitinho como agir caso o INSS te chame.

COMO OCORRE O PENTE FINO E COMO DEVO AGIR CASO O INSS ME CHAME?  

Se você for um dos alvos do INSS, será comunicado que está sendo investigado. A notificação pode ocorrer através dos seguintes meios: pelo caixa eletrônico em que recebe o benefício, no portal do Meu INSS; por mensagem no celular ou no seu próprio endereço via correspondência.

Por isso, é importante que todos os seus dados cadastrais no INSS estejam corretos e atualizados, sob pena de não ter conhecimento da notificação.

 

Devo responder à comunicação?

A comunicação é indispensável para que você possa apresentar o cumprimento de exigências solicitado pelo INSS, que nada mais é que uma defesa prévia, a ser apresentada no prazo de 30 dias (ou 60 dias para trabalhador rural, avulso, agricultor familiar ou segurado especial).

Se não for apresentada a defesa dentro do prazo de 30 dias, seu benefício é suspenso. Significa dizer que é possível recorrer da decisão de suspensão, no prazo de 30 dias, sendo esta sua oportunidade final, já que se não houver o recurso, seu benefício será cessado.

Após saber que eu caí no Pente-Fino, como devo agir?

Quando o INSS comunica que você  caiu no Pente-Fino, ele envia um cumprimento de exigências, solicitando-lhe alguns documentos.

Esses documentos geralmente são: atestados, receitas e todos os exames que possam comprovar que você está realmente incapacitado ao trabalho. Por essa razão é importante que você sempre arquive e guarde seus documentos, pois com eles você poderá comprovar que não há irregularidades no benefício que lhe foi concedido.

Após ter certeza que reuniu certinho toda a documentação necessária, é só enviá-la através do site do “Meu INSS”, pelo serviço “Cumprimento de Exigência”, ou entregá-la pessoalmente, agendando antes pelo telefone 135.

 

É VERDADE QUE ALGUMAS PESSOAS NÃO PODEM CAIR NO PENTE-FINO?

Em algumas situações específicas, o segurado não pode ser alvo do Pente-Fino do INSS. Confira se esse é seu caso, ou de algum familiar/amigo:

  • Aposentados por invalidez ou pensionista inválidos que já completaram 60 anos de idade;
  • Portadores de HIV;
  • Quem recebe benefício por incapacidade há mais de 15 anos e já tem 55 anos de idade/
  • Quem recebe benefício previdenciário há mais de 10 anos.

Portanto, se a sua situação é alguma das que eu citei acima, pode ficar tranquilo: não há risco de cair no Pente-Fino.

 

CONCLUSÕES

Embora o próprio nome “Pente-Fino” assuste os segurados, é possível passar pela investigação do INSS sem se prejudicar. Para isso, é necessário ter bastante atenção se seus dados cadastrais foram corretamente informados para a Previdência, para que você não corra o risco de ter seu benefício suspenso ou cessado, sem nem ter visto que deveria cumprir a exigência.

Se ainda ficou com dúvidas, fale com um advogado especializado na área!

Tiago Pereira
OAB/SP 333.562

Advogado especializado nas áreas trabalhista e previdenciária, conhecido por sua atuação competente e dedicada nesses campos do direito. Ele é o criador do portal Advocacia na Prática, uma plataforma voltada para a disseminação de conhecimento jurídico prático, oferecendo artigos, cursos e materiais de apoio para advogados e estudantes de direito. 

Fale com o Dr. Tiago Agora!

Clique no botão abaixo e obtenha a orientação jurídica que você precisa para resolver suas questões com segurança e confiança.